sábado, 19 de dezembro de 2020

7 Dicas financeiras para 2021

 



Vou indicar algumas das dicas financeiras que já faço e algumas que pretendo fazer em 2021.

  1. Pagar a si primeiro, de preferência 5% ou 10% do ordenado, de forma automática, logo quando  recebe o seu ordenado. É uma das dicas que já faço, programei um débito automático para uma conta poupança que faz a transferência no início de cada mês.
  2. Ter um fundo de emergência. Ter um valor guardado equivalente as suas despesas no mínimo de 6 a 12 meses. Deve guardar numa conta poupança, deposito a prazo ou certificado de capital garantido e que possa movimentar quando necessitar. Este dinheiro serve para utilizar em caso de emergência. Já tenho um fundo com o valor de 6 meses de despesas, mas gostava de conseguir aumentar para 12 meses.
  3. Mudar a conta do banco para uma conta sem comissões ou com comissões baixas. Enquanto antes era comum existirem contas sem custos apenas com a domiciliação do ordenado ou aderindo a certos serviços, ou produtos, mas hoje em dia já não é assim. Sei que não é fácil alterar porque pode ter o crédito habitação, mas se puder alterar faça isso, porque ficava sem essa despesa. Um dos poucos bancos que oferece isso é o Activobank, que é um banco online, gerido através de uma app. Ainda não alterei, mas pondero, só não fiz porque num dos bancos tenho crédito habitação e não posso fechar a conta e no outro não pago comissões mensais, mas pago transferências e cartões (que são cada vez mais caros), por isso é que estou a ponderar alterar.
  4. Renegociar o seu crédito habitação, se o seu spread foi elevado (mais de 1 ou 1,5% dependendo do valor do seu crédito). Faça simulações online em vários bancos e veja se pode baixar, se puder leve as simulações ao seu banco e tente negociar. Se o seu banco não estiver disposto a negociar veja as condições dos outros bancos para a transferência de créditos (custos envolvidos), e avalie se vale a pena. Nós fizemos isso em 2018 e optamos por baixar os anos do crédito, em vez de inicialmente serem 40 anos, passou para 30 anos e mantivemos o valor de prestação.
  5. Mudar o seguro de vida, multiriscos e recheio da sua casa, se ainda estiver no banco onde tem o crédito para uma seguradora. Veja quanto paga e as condições do seu seguro e veja quanto fica numa seguradora, faça simulações online ou num mediador. Tenha atenção se o valor do seu spread não esta associado a esse seguro, se tiver pode não compensar alterar, é uma questão de fazer as contas. Fizemos essa alteração no início deste ano, e conseguimos seguros com melhores condições e mais baratos, o que compensou bastante.
  6. Não jogar jogos de azar. Temos tendência de jogar no euromilhões ou nas raspadinhas com esperança de ser o nosso dia, mas infelizmente nunca é, o ideal é evitar gastar dinheiro nesses jogos e guardar esse dinheiro. Não jogo muito, mas as vezes caio na tentação e jogo, mas vou tentar evitar jogar em 2021, e sempre que me der vontade usar esse dinheiro vou colocar numa outra conta.
  7. Fazer um PPR. Sempre me fez confusão colocar dinheiro num local e não poder movimentar quando fosse preciso, até porque não tenho muito dinheiro. Mas este ano decidi fazer, vou usar o benefício no IRS, apesar de não ser o valor máximo, pois julguei que seria muito dinheiro para investir. Vamos ver se vai correr bem e não me vou arrepender, até porque decidi fazer um PPR arriscado, no entanto, existem vários com capital garantido. Se quiser aproveitar o benefício no IRS de 2020 pode ainda fazer um PPR este ano.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...