sexta-feira, 24 de julho de 2015

Limpeza domestica - Opinião



Durante 6 meses, quase 7, tive serviços de limpeza domestica prestada por uma empresa de limpeza.

Começou na mudança onde fizeram a limpeza pré-mudança. Depois fiquei com o serviço de limpeza semanal de 2 horas/ 2 pessoas, ou seja 4 horas.

Durante este tempo tive alguns problemas com a limpeza, mas ultrapassáveis, apesar de estar um pouco descontente com o preço/serviço. O pior foi nos últimos 2 meses, que fiquei em casa devido a problemas de saúde.

Até a 6 meses atrás nunca tive serviço de limpeza ou empregada de limpeza, por isso foi tudo novo para mim.

Percebi que no dia anterior as limpezas tinha de fazer uma pré-limpeza, arrumar papeis, livros, sapatos, roupa que ainda não estivesse arrumada, deixar lençóis para serem trocados, loiça, entre outros.
Por que se não a limpeza até assustava, eram incapazes de fazer uma limpeza com deve de ser sem eu fazer a pré-limpeza.

Nos primeiros tempos tinha de deixar listas de limpezas para que realmente fosse feito o que era preciso, o que achei impressionante.

O maior problema nos primeiros tempos, era a rotatividade das empregadas, que odiava, porque nunca estava confiante com a segurança da minha casa. Para além que sempre que chegava a casa a arrumação estava diferente.
Só não ficava pior porque a gerente fazia limpezas e vinha quase sempre, senão tinha cancelado o serviço mais cedo.

Nos últimos tempos existiu mais estabilidade, e a gerente deixou de fazer limpeza cá em casa e era duas empregadas que estavam fixas, tinha acabado a rotatividade mas não os problemas.

Ao vir para casa devido aos meus problemas de saúde, acompanhava as limpezas, não estava atrás das empregadas, pois acho um desrespeito e incomodo para quem trabalha mas estava em casa.

Perguntava se tinham alguma dúvida, pedia para aperfeiçoar alguns detalhes e que percebi que o tempo que tinham chegava e sobrava, pelo que até falei com o meu marido que fazia sentido baixar os valores, pois elas não precisavam de tanto tempo.
No entanto, cumpriam o tempo estipulado, até podiam fazer as coisas com calma.

Uma das empregadas ganhou confiança e começou a falar comigo como se fosse colega de escola, pelo que passei a evitar conversas com elas.

Essa empregada até começou a dar opinião sobre a casa e sobre obras que devia de fazer, pelo que tentei não ligar muito mas fiquei incomodada, afinal porque é que ela acha que pode dar opiniões quando ninguém as pediu, sim a casa de banho precisa de obras, quando eu quiser e puder faço-as mas com certeza que não preciso de uma empregada a dar opiniões sobre o que preciso ou não de fazer.

A empregada queixava-se do trabalho, do antigo trabalho, da chefe, de estar doente, eu não sou desumana mas era Patroa não tinha de estar a ouvir queixumes, afinal ela nem sequer trabalhava directamente para mim mas para uma empresa de limpezas, se tinha problemas tinha de falar com os chefes dela, ali ela apenas tinha de trabalhar.

Numa das ultimas semanas saiu-me com esta: "Não temos de lavar loiça!", fiquei sem saber o que dizer, mas imagino a cara que fiz, ela diz "Não é que não quero mas são normas da empresa".
Nunca deixei muita loiça, até porque como disse faço sempre uma pré-limpeza, basicamente é a loiça do pequeno-almoço e eventualmente algum copo ou caneca de beber qualquer antes de me deitar.
Para além que durante 6 meses, sempre houve loiça sempre lavaram e nunca me disseram nada, inclusive antes quem fazia a limpeza era a gerente, e a gerente nunca disse nada.

Depois disso, já estávamos a pensar em cancelar o serviço, afinal 30€/semana, tínhamos de fazer pré-limpeza, aturar opiniões e queixumes, ainda ouvir depois de 6 meses que não faziam determinado serviço que sempre fizeram, mas decidimos esperar mais uma semana, mais um serviço.

Até posso dizer, foi a cereja no topo do bolo!

No ultimo dia, evitei conversas com as empregadas, até liguei a TV para não as ouvir.
Meia hora antes da hora de saída, ou melhor 1 hora antes (30min x 2), dizerem que se vão embora, eu então pergunto se já terminaram o serviço, pelo que me respondem que sim, ao que lhes digo que ainda falta meia hora, elas dizerem sim mas já acabamos vamos embora e com o dinheiro do serviço das horas todas.

A noite ligamos a gerente dizemos que não queremos mais o serviço e o aconteceu, resposta dela: "é por serviço e não por horas!" mas então por raio eu pago horas?! só podem estar a brincar, e em relação a loiça dizem que lavam se houver pouca loiça, e que provavelmente ela disse apenas de uma má forma.

Cancelamos o serviço!

Ficamos com mais 30€/semana, sem o pouco serviço efectuado ou opiniões que não foram solicitadas.
Ficamos com mais trabalho, mas com tudo o que fazíamos antes delas chegarem a diferença não é assim tanta, mantemos a pré-limpeza no dia anterior e no dia seguinte é basicamente limpar chãos, pó, fazer a cama, limpar bancadas, fogão, casas de banho, vidros (o pior).

4 comentários:

PINTA ROXA disse...

Pessoalmente não posso opinar sobre o assunto, os unicos serviços a que paguei foi a passagem a ferro de roupa, em casa nunca tive empregados, mas quando a minha filha ficou grávida de gémeos contractou os serviços de uma empresas e eram impecáveis.
1 vez por semana lá estavam elas, arrastavam quase todos os móveis semanalmente, limpavam janelas portas de todos os armários da cozinha exaustor (olha eu não o faço assim com essa frequência) A Lúcia até me dizia: Um destes dias fico sem mobilia de quarto de tanto moverem para limpar... Também acontecia as pessoas mudarem mas o serviço foi sempre bom, ahh e levavam aspirador, e material de limpeza.
No vosso caso deve ter sido mesmo azar na escola do serviço.
Pinta

Lisa disse...

Eu já tive empregadas de limpeza mas não usei empresas. Experimentei com 3 pessoas diferentes mas nenhuma me deixou satisfeita com o serviço. A primeira que também passava a ferro queimou-me umas calças e disse que a culpa era do ferro!! A segunda no primeiro dia passou a ferro e depois mandou sms a dizer que não fazia mais esse serviço. Também fazia a limpeza da escada do prédio e passado pouco tempo recusou-se a continuar. A última tentava despachar-se no serviço para sair mais cedo mas queria ser paga pelo tempo todo... acabei por desistir e fazer eu o trabalho.
Beijinhos

Lou disse...

PINTA ROXA talvez tenha tido azar, como nunca tive empregadas ou outras empresas não tenho como comparar.
A empresa também trazia o aspirador e produtos de limpeza.
Obrigada pelo comentário.
bjs

Lou disse...

Lisa, tiveste também muito azar com as empregadas.
Também pensei em pedir para passarem roupa, mas da forma como o trabalho de limpeza era efectuado fiquei com receio.
Saírem mais cedo, com a desculpa, que já tinham feito o trabalho é uma falta de respeito, se chega menos tempo, paga-se menos tempo.
Eu também gostava de sair mais cedo do meu trabalho mas tenho horário a cumprir, não posso sair a dizer que já fiz o trabalho de hoje.
Obrigada pelo comentário.
bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...